Teoria do "Foda-se".

Cena 2010, Ato 11. (09.11.2010)
.
"- Será que você não pode usar um termo mais suave? Não dá para trocar essa expressão aí por um "Dane-se"?
- Dá não Luiselza. É "Foda-se" mesmo.
- Que horror, isso soa desagradável demais, até mesmo para se pensar, quanto mais para se dizer... É trazer lixo para dentro dos pensamentos.
- Concordo com você, Luiselza.
- Vocês duas estão muito erradas e isso não é trazer lixo não: É para se livrar do lixo. Eu era assim como vocês: Eu vivia preocupado com tudo e com todos, tenso com o que podia acontecer com o mundo...
- E você não vive mais preocupado, H.?
- Não. Minha vida mudou da água para o vinho, depois que eu adotei a "Teoria do Foda-se".
- Afff...
- Afff nada. Quantas vezes você se preocupou com alguém, Luiselza, aconselhou e tentou ajudar para evitar que a pessoa se lascasse, ou para tirar a pessoa do buraco?
- Várias vezes. Eu acredito que apenas se todos os elos estiverem fortes é que a corrente estará forte.
- Deixe de coisa. Quantas vezes você aconselhou E. a não fumar?
- Perdi a conta...
- E ela, o que fez, mesmo sabendo que tem tuberculose?
- Continua fumando.
- E você continua se preocupando...
- Sim.
- Você ganha coisa com essa preocupação, além de você se aborrecer ou se desgastar ou perder tempo?
- Não.
- Você quer ter é a consciência limpa de que se preocupou?
- Não é bem assim e não apenas isto...
- Você não deve gastar seu tempo com quem não quer conselhos e não quer melhorar.
- Isto é verdade...
- Não é apenas isto não. Quer mudar o mundo? Deixa de besteira. Aconselhou uma vez e a pessoa sabe que está lascada, fudida e não quer melhorar? Então "Foda-se".
- Às vezes a pessoa não pode mudar...
-Deixa de arrumar desculpa imbecil, Luiselza.
- Concordo com ela...
- Deixa de arrumar desculpa imbecil, L., você também. Vocês duas devem gastar o tempo de vocês com quem quer mudar de vida e "Foda-se" o resto. Eu vivia nessa paranóia de querer tirar gente do buraco, mas tem gente que é como lombriga: "Saiu da merda, morre." E você, para tirar alguém da bosta, tenta entrar nessa, mete sua mão, gastando seu tempo em vão e deixando de estar ao lado de quem quer sair ou não quer entrar na lasqueira. Porra! Tem gente que quer viver fudido mesmo, com a cabeça e o corpo podre e se irrita e ridiculariza com quem quer tirar o imbécil da bosta. É você arrumando força para ajudar e o cara aarumando desculpa e puxando a corda para o lado de que não pode ser ajudado. Não pode ou não quer mesmo... Então, deixa que a pessoa faça o que quer: "Foda-se.". Se você só tem uma bóia e são duas pessoas se afogando, uma que está tentando se matar e outra que está se afogando por acaso, a quem você joga a bóia?
- A quem está se afogando por acaso.
- E você L., para quem jogaria a bóia?
- Para quem está se afogando por acaso, é claro.
- Então: "Foda-se a outra." Vocês duas acham que todo mundo quer conselho e ajuda, é? Um cacete, essa idéia idiota de vocês. Caralho! Todo mundo tem problema, mas tem gente que quer se alimentar apenas com eles e o que vocês duas tem a ver com isso?
- Pensamos num mundo melhor...
- Deixa essas porras irem para psicólogo e psiquiatra. Vivo dizendo isso direto, para minha mulher, que vivia se preocupando com um bocado de gente e se esquecendo de pensar em quem quer viver. Duas pessoas não podem estar no mesmo lugar, no mesmo tempo. Duas pessoas não podem fazer bem duas coisas, ao mesmo tempo. Um médico não faz duas cirurgias na mesma hora. Uma pessoa não pode ajudar duas ao mesmo tempo e principalmente se uma não quer ajuda. Isso aqui devia mudar vocês para aprender a verdade e a realidade do mundo. Se vocês querem ajudar, vão ajudar quem queira ajuda. Ajudar quem não quer ajuda não é caridade não, é burrice e perda de tempo. Burrice e perda de tempo. Burrice da grossa. Se vocês querem ser burras e perder tempo, façam uma besteira com vocês mesmas e não pelos outros.
- Que coisa, H.
- Vocês não conseguem é argumentos e sabem que estou falando uma coisa certa.
- Pensamos num mundo melhor... Não dá para, ao menos, evitar essa expressão?
- Também penso num mundo melhor, mas só uso meu tempo com quem quer melhorar mesmo. E não dá para evitar o "Foda-se." não, pois é com ele que eu viro a página do tempo que eu gastei um dia e que não gasto mais. Eu vivia tremendo de nervosismo para ajudar um monte de gente, correndo para lá e para cá, deixando de estar ao lado de fulano para ajudar beltrano. Se você só tem uma hora, vai ajudar quem: Quem quer ou quem não quer? Vai deixar de ajudar quem queira ser ajudado para jogar tempo fora com quem não quer ajuda? Você vai dar um livro para quem: Para quem quer ler ou para quem vai rasgar o livro e usar as folhas para passar no cú? Agora? Quer continuar no fundo do poço? Quer sair do buraco não? "Foda-se.""